headerphoto

Chamada a Minicursos

A Escola Regional de Computação dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI) é um evento anual, realizado desde 2007, cujo objetivo é promover a disseminação de conhecimentos e experiências envolvendo as instituições de ensino superior dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Apesar de sua ênfase na agregação regional, desde sua primeira edição conta com a participação de convidados e palestrantes de diversas localidades do País.

Em 2012, a ERCEMAPI será realizada em conjunto com a quarta edição da Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2012). Ambos os eventos são apoiados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e promovidos pelo Departamento de Informática (DEINF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Comitê de Organização da ERCEMAPI 2012 convida professores e profissionais a submeter trabalhos na modalidade de minicursos, i.e., eventos de curta duração (4 horas) que objetivam apresentar uma visão introdutória ou avançada de tópicos atuais nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

A programação da ERCEMAPI 2012 prevê a realização de *seis* minicursos nas instalações da UFMA, Campus do Bacanga, entre os dias 4 e 6 de setembro de 2012.

SUBMISSÃO

As propostas devem se limitar a 3 (três) páginas, no modelo de capítulo de livro da SBC (disponível aqui).

Contendo:

• Título do minicurso;
  • Indicação de público-alvo;
  • Objetivos;
  • Ementa;
  • Sumário da apresentação;
  • Currículo Lattes dos autores;
  • Indicação do(s) autor(es) palestrante;
  • Recursos audiovisuais necessários.

As propostas de minicursos devem ser submetidas diretamente por email para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , com o assunto [ERCEMAPI] Submissão de Proposta de Minicurso. No email, devem constar a identificação do(s) autor(es) e um arquivo único, como anexo, em formato PDF, com a proposta do minicurso.

As propostas serão avaliadas de acordo com sua originalidade, relevância, apresentação e afinidade com o público-alvo. As propostas aceitas deverão ser detalhadas, posteriormente, em um documento PDF, com pelo menos 20 páginas, no formato de capítulo de livro supracitado e enviadas novamente para o mesmo email.

Pelo menos um autor do minicurso deverá se inscrever na ERCEMAPI 2012, preferencialmente o palestrante. A organização se reserva o direito de recusar as propostas e incluir propostas convidadas, respeitando os objetivos dos minicursos e do evento.

DATAS IMPORTANTES

• 31 de julho de 2012 - Data limite para envio de propostas de minicursos