Ementa


Desenvolvimento de um projeto em computação sob a orientação de docentes.Definição do problema. Gerenciamento do processo de desenvolvimento. Planejamento. Análise de Requisitos. Estudo de Viabilidade, Análise do Domínio do Problema, Projeto Arquitetural, Projeto de unidade. Projeto de dados. Implementação. Testes. Manutenção.

Carga Horária: 60h (P 60)

Agenda


Sexta

Sala Lab-DEINF 01

Noite, 17:40 -


Organização e Avaliação


Reuniões para organização e entrega do produto

Os discentes devem se organizar para gerenciar o produto, produzi-lo conforme a especificação acordada com o cliente e entregá-lo nos prazos definidos

A avaliação será composta pelo trabalho e suas partes. Vide a aula sobre o curso dentro do SIGAA


Materias


Num. Conteúdo Material
1 Sobre o curso Definições do Curso
2 Modelos Modelo Simplificado de Proposta de Projeto
Modelo de Documento de Requisitos
Proposta de Modelo de Documentação de Sistema
Modelo de ATA de reunião

Trabalhos (Temas)

Todos os temas são relacionados com a plataforma PublicaUFMA (exceção para alunos anteriores que ainda estejam desenvolvendo seus trabalhos). Link para a plataforma: PublicaUFMA


Num. Tema* Proposta Equipe


Leituras

Beck, K. Extreme Programming Explained. Addison-Wesley, 1999.

Booch, G.; Rumbaugh, J.; Jacobson, I. UML: Guia do usuário. Campus, 2000.

Jacobson, I.; Booch, G.; Rumbaugh, J. The Unified Software Development Process. Reading: Addison Wesley, 1999.

L. Bass, P. Clements, R. Kazman, Software Architecture in Practice, Second Edition, Addison-Wesley, 2003.

Pressman, R. S. Software Engineering: A Practitioner's Approach, 5ª Edição, 2000.

Somervile, I. Engenharia de Software. 6. ed. Addison Wesley.